Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

domingo, 27 de novembro de 2016

Labirintos da domesticação

Dedicado ao pequeno Gandalf, em seu oitavo aniversário
 
Como se sabe, o período Neolítico foi marcado pela domesticação de inúmeras espécies de animais, entre as quais o lobo, transformado em "melhor amigo do homem". Como tenho registrado por aqui, venho produzindo um jogo eletrônico com meus alunos de 6º ano, recém-saídos da infância. Nesta sexta-feira ajudei dois alunos a produzirem o seguinte diálogo, imaginado entre os heróis da narrativa e um lobo feroz que devora os animais de um fazendeiro. Conforme eles me ditavam o texto, ia sugerindo pequenos aperfeiçoamentos; a pontuação, obviamente, é minha. Tentei traduzir, de alguma forma, as entonações e meneios que eles expressavam, a começar pelo uivo entoado mais de uma vez...

-AAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUU!!!!
AAAAAAAAUUUUUU!
-Lobo, saia desse território e pare de perturbar o fazendeiro, senão quem morre é você! Sua família já morreu!
-Vou sai no dia de São Nunca! Até eu comer um cavalo! A carne dele é muito boa!
-Se não vai por bem, vai por mal!!!
-O que vocês vão fazer comigo?
-Você vai ver!
[Pausa: "Peraí, Professor... São dois heróis contra um lobo sozinho? Isso é covardia!" - "Na verdade, são quatro heróis..." - "Ah, não! Quatro contra um é muita covardia! Vamo mudar isso aí!"]
-Tá bom, vou sair...
-O fazendeiro quer um cachorro, e não um lobo...
-Peraí... Eu POSSO ser um cachorro! Não vou comer mais nenhum animal dele... Também vou ajudar a cuidar da fazenda... E se vier um ladrão, dou uma mordida no bumbum dele... E a cueca dele vai aparecer! Vou ser um herói pro fazendeiro!

Depois disso, o lobo vira amigo do fazendeiro e passa a cuidar de seu gado. Me parece um bom mito. Por outro lado, é curioso que essa narrativa tenha partido de dois dos alunos mais problemáticos da turma - um dos quais responsável pelo banzé que relatei poucos dias atrás. No fundo, talvez todo lobo sonhe em se tornar cachorro e ser um herói para o seu fazendeiro. Há, evidentemente, algumas recompensas, como um bolinho de cenoura (receita canina exclusiva) para comemorar 8 anos de idade...

4 heróis e um lobo.

Nenhum comentário: