Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Carta a um jovem estudante de História, eleitor de Bolsonaro

Rapaz, 

cuidado com as opiniões venenosas que você anda consumindo. Tenho muitos amigos de direita e nunca excluí ninguém por opiniões políticas. Tenho um conhecido que era (talvez ainda seja) petista fanático e o excluí do Face porque ele não respeitava ninguém. Não é o seu caso. Pelo pouco que pude conhecer de você, acho que você é uma pessoa honesta, sincera e de bom coração. Pelas suas postagens, parece que você é um ótimo filho e neto. 

Imagino que você deve ser uma pessoa muito melhor que o Bolsonaro. Bolsonaro, assim como Lula, é um grande manipulador; não há quase conteúdo nenhum por baixo da gritaria de ambos. Não se deixe manipular por discursos passionais e pensamentos estreitos; você me parece ser um cara inteligente, mas acho que ainda tem um longo caminho pela frente como historiador. 

Procure conhecer bons autores de direita - eles existem. Bolsonaro provavelmente não os conhece, mas eles existem. Bolsonaro é um cego guiando cegos; não seja mais um deles. Recomendo começar pelo Christopher Dawson e pelo Otávio Velho. São leituras desafiadoras, mas valerão a pena. Como digo para meus alunos, precisamos de bons historiadores e pensadores de direita e de esquerda - andam em falta em ambos os lados. 

Não excluo você pelas suas opiniões políticas, mas não quero mais partilhar do veneno que você anda consumindo e divulgando. 

Um abraço, fique com Deus e que Clio ilumine os seus caminhos!

Nenhum comentário: