Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

quinta-feira, 17 de março de 2016

O silêncio da guerra

"Outra lição duradoura da história é que é sempre mais fácil promover a guerra que a paz, e mais fácil pôr fim à paz do que à guerra, porque a paz é frágil e a guerra é durável. Uma vez que os primeiros tiros tenham sido disparados, aqueles que se opõem à guerra são simplesmente rotulados de traidores. Todo o debate termina quando os primeiros tiros são disparados, portanto disparar tiros é sempre um modo eficaz de pôr fim ao debate. O silêncio pode não durar por muito tempo, como demonstraram a Guerra de 1812, a Primeira Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã e a Guerra do Iraque, todas impopulares, mas há sempre um momento de silêncio forçado quando o debate e a crítica são banidos, e esse momento dá no mínimo uma vantagem temporária aos promotores da guerra".

(Trecho do livro Não-violência: a história de uma ideia perigosa, de Mark Kurlansky; o livro nem é muito bom, mas essa passagem traz reflexões interessantes para o momento atual)

Nenhum comentário: