Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Leituras - "A Escrita: memória dos homens", de Georges Jean

Um dos livros mais interessantes que li em 2010, presenteado por minha esposa. A obra trata do desenvolvimento da escrita em suas mais diversas formas e aspectos, desde o surgimento das primeiras expressões gráficas humanas até os dias atuais.

Uma das características mais interessantes do livro é sua rica abordagem da, digamos, concretude da escrita, ou seja, dos diversos suportes e instrumentos usados ao longo dos séculos para escrever (pedra, argila, papiro, pergaminho, papel; pincéis, estiletes, cálamos, plumas, canetas, prensas tipográficas, entre muitos outros) e, mais importante, discute como esse aspecto físico da escrita influenciou o desenvolvimento de seu conteúdo e suas possibilidades e modos de circulação e difusão.

Além disso, a obra discute de modo instigante os significados sociais da escrita e seus agentes em cada época e lugar: o que é ser um escriba na Mesopotâmia ou um copista medieval? Um cidadão alfabetizado no Império Romano e na sociedade atual? Também é interessantíssimo o último capítulo do livro, que aborda a decifração das escritas antigas, como o célebre caso de Champollion e da escrita hieroglífica, entre outros.

Deve-se destacar também que a obra é ricamente ilustrada, tornando sua leitura uma experiência visual única. O autor é linguista e semiologista. Recomendo fortemente a leitura por sua rica abordagem sobre a escrita, levando-nos a refletir sobre esse fenômeno sócio-cultural e perceber dimensões inesperadas no ato tão simples de escrever.

O livro faz parte da coleção "Descobertas Objetiva", versão brasileira da excelente "Découvertes Gallimard". Segue uma "degustação" das imagens do livro:

Placa de argila com escrita cuneiforme (Mesopotâmia)

Instrumentos de escrita (Egito)

Estatueta de homem escrevendo (Grécia)

Preparo do couro de carneiro para transformação em pergaminho (Idade Média; ilustração posterior)

Oficina tipográfica (século XVII)

Nenhum comentário: