Newsletter

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Oficina de Clio - Newsletter

Inscreva-se na newsletter para receber em seu e-mail as novidades da Oficina de Clio!

Nous utilisons Sendinblue en tant que plateforme marketing. En soumettant ce formulaire, vous reconnaissez que les informations que vous allez fournir seront transmises à Sendinblue en sa qualité de processeur de données; et ce conformément à ses conditions générales d'utilisation.

sábado, 16 de abril de 2011

Leituras - "Breve História do Mundo", de Ernst Gombrich

Pouquíssimo conhecido, este livrinho é uma pérola saída da pena de Ernst Gombrich, conhecido autor de História da Arte. Breve História do Mundo foi o primeiro livro que publicou, em 1936, e apresenta uma importante peculiaridade: é voltado ao público infanto-juvenil.

Não há muito que dizer sobre a obra, exceto apontar seus inúmeros méritos e qualidades. O livro usa uma linguagem que é ao mesmo tempo simples e acessível sem ser pobre. Consegue ser didático e bem explicado sem ser repetitivo, enfadonho ou engessado. Por fim, e esta é seu maior trunfo, aborda temas aparentemente pesados demais para a sensibilidade infantil com notável leveza e delicadeza, incentivando a criança ou o jovem a significativas reflexões sobre o ser humano.

Infelizmente a obra é muito extensa e volumosa para o uso em sala de aula (330 páginas), mas recomendo a qualquer um que tenha filhos, sobrinhos ou netos nessa faixa etária.

Nenhum comentário: